AME, Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da Mulher, participa de projeto do TelessaúdeBA

O AME, Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da mulher, participou, na tarde desta quinta-feira (17), do projeto TelessáudeBA.

Com representação da assistente social do AME, Edilene Santana, na Webpalestra, foi debatido o Acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual. A apresentação pôde ser assistida online, de qualquer lugar do mundo, através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe.

Conforme a assistente social Edilene Santana, o debate do tema é fundamental, por ser um assunto complexo, de difícil abordagem e que ainda causa tabus na sociedade. “Participar de serviços como a Webpalestra se mostra muito importante, pois a discussão nos espaços públicos consegue chamar atenção das pessoas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e também para a garantia dos direitos sexuais destes sujeitos”, afirma.

Serviço AME

O AME, localizado no Hospital da Mulher, em Salvador, presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a mulheres e adolescentes a partir de 12 anos que foram vítimas de abuso sexual.

O serviço atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais. Composto por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos, o AME acolheu desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, 169 pacientes entre mulheres e adolescentes.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’ – que abrange toda a demanda espontânea do serviço –, através de órgão judicial e policial ou ainda referenciadas pela Central de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

TelessaúdeBA

Voltado aos diversos profissionais da Atenção Básica (AB), o TelessaúdeBA é um projeto que oferece apoio e assistência especializada aos profissionais da área de saúde, com o objetivo de Ampliar a resolubilidade e fortalecer a Estratégia da Saúde da Família em toda a Bahia.

Para isso, oferta serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telegestão, dirigidos a todos os profissionais de saúde na Atenção Básica (AB) que compõem as equipes de Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Consultório na Rua, Provab, Mais Médicos, Programa Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A plataforma está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia