Em campanha Outubro Rosa, Hospital Professor Carvalho Luz conscientiza colaboradores sobre câncer de mama

O Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL) reuniu os colaboradores, nesta semana, para uma roda de conversa sobre o câncer de mama, principal causa de morte por câncer em mulheres, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O momento contou com a presença e expertise da mastologista convidada Aline Nonato. A profissional tratou sobre o conceito, fatores de risco, dados e o que fazer para prevenir, além de mitos e verdades sobre a doença. “É sempre muito relevante trazermos informações para os colaboradores, porque sempre tem alguma informação nova, que faz chamar a atenção das pessoas para o tema”, afirmou Aline.

A ação foi promovida através da Comissão de Humanização da unidade. A coordenadora do Serviço de Psicologia do HPCL, Raquel Soares, acredita na mobilização da sociedade em dedicar um mês ao assunto. “Momentos como esse demonstram a importância da temática, mas também reforçam que os cuidados não devem ser tomados apenas no mês de outubro e sim diariamente, com a adoção de hábitos saudáveis”, observou.

Outubro Rosa

Criada em 1990, a campanha internacional Outubro Rosa tem como principal objetivo disseminar informações sobre fatores, sinais e prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são os principais sintomas do câncer.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção da doença.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia