Hospital da Mulher recebe músicos da UFBA em programação do Outubro Rosa

Pacientes do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, aguardaram atendimento médico nos ambulatórios da unidade, nesta terça-feira (30), ao som de melodias consagradas na voz de artistas como Pixinguinha e Carmem Miranda. Articulada pela Comissão de Humanização do Hospital, a apresentação do quarteto de flautistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) fez parte da programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

Além dos ambulatórios, os artistas percorreram e levaram música e alegria a todas as enfermarias da unidade. “Entendemos a importância de uma ação social como essa e de levar um pouco de cultura e alegria para todas as pessoas”, afirma um dos integrantes do quarteto, Samuel Edigeo.

A paciente Edna dos Santos, de 47 anos, ficou emocionada com a apresentação. “Foi muito lindo! Principalmente para a gente, que passou por um procedimento cirúrgico e está mais sensibilizada. Obrigada!”.

Conforme a coordenadora do Serviço Social do hospital, Ivana Santos, esse tipo de trabalho é muito válido no processo de saúde. “A música faz bem para alma. É perceptível no momento em que as pacientes estavam escutando a música e cada uma revelou isso de uma forma diferente: umas acompanharam o grupo de flautistas com a letra da música, outras colocaram para fora suas emoções através do choro ou também de um grande sorriso, lavando sua alma”, observou.

Ainda na programação, durante a manhã, pacientes também participaram de uma sala de espera informativa sobre o câncer de mama. Na oportunidade, profissionais e estudantes de enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau abordaram os principais sintomas e outros aspectos relativos à doença. Durante o dia, também foi realizado um dia de beleza com realização de maquiagens e sorteios de brindes. Confira vídeo e fotos:

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia