“Hospital padrão-ouro”, elogiam representantes da ONU Brasil em visita ao Hospital da Mulher

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil visitaram o Hospital da Mulher nesta quarta-feira (26), em Salvador, juntamente a representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMBA), e avaliaram positivamente a unidade.

A equipe já havia conhecido o hospital no período da inauguração, em 2017. “Retomamos agora essa possibilidade de parceria com esse hospital que realmente funciona. As Nações Unidas e o Fundo de População da ONU (UNFPA) têm uma expertise na área de saúde reprodutiva e violência à mulher que casam muito bem com o que está sendo feito aqui”, pontuou. “A gente vê a população do interior do estado sendo atendida em um padrão-ouro. É gratificante, como brasileira, sentir que as coisas podem funcionar com recurso direcionado e com eficiência”, garantiu Nair Souza, oficial de programa do UNFPA.

A diretora administrativa da unidade, Avana Cavalcante, ressalta a importância da ONU na formulação e monitoramento de políticas e programas de desenvolvimento das populações, principalmente no fortalecimento da garantia ao acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.

“Estamos engajados para que a parceria entre a UNFPA, as Secretarias de Saúde e de Políticas para as Mulheres estaduais e Hospital da Mulher continuem trabalhando para o acesso das mulheres baianas aos direitos humanos, de igualdade e de gênero, incluindo a assistência à saúde sexual e reprodutiva, como já iniciada com a inauguração do Hospital da Mulher há dois anos, como política de saúde e gênero na ampliação do acesso”, afirmou.

UNFPA

O UNFPA é uma agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.

O UNFPA ainda trabalha para que os direitos das juventudes sejam efetivados e para que todas as pessoas jovens possam atingir seu pleno potencial, além de apoiar os países na produção e utilização de dados populacionais para subsidiar a tomada de decisões no campo das políticas públicas.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia