Hospital Professor Carvalho Luz promove palestra para colaboradores sobre prevenção do suicídio

Os olhos atentos às explanações da palestrante evidenciaram a importância do tema tratado durante a palestra realizada na tarde desta segunda-feira (21) no Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL), em Salvador. Na ocasião, a psicóloga e palestrante Mariana Britto apresentou às equipes multiprofissionais da unidade o conceito, principais sinais e orientações para prevenção do suicídio.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa no mundo comete suicídio a cada 40 segundos. “É através da informação que essas pessoas que estão passando por uma situação difícil podem ter acesso a ajuda e prevenir o suicídio. É através de ações como as incentivadas pela campanha Setembro Amarelo que a gente conscientiza a população de que não necessariamente precisa ser um psicólogo para acolher. Qualquer pessoa pode dar informação sobre onde procurar ajuda”, afirmou Mariana.

Para a coordenadora de psicologia do HPCL, Raquel Soares, a exposição da temática contribuiu em diversos fatores. “Muitos não possuem noção da quantidade de manejos possíveis em uma questão tão delicada. Então com o assunto abordado, os colaboradores puderam se sentir mais confiantes para ajudar o próximo e dessa forma fortalecer a prevenção do suicídio”, pontuou.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), entre 2010 e 2019, mais de 8.800 casos de lesões autoprovocadas foram contabilizados, sendo 5.160 casos de suicídio. No ano passado, a Bahia registrou 634 óbitos por suicídio. Neste ano, 384 óbitos já foram registrados.

Pessoas sob risco podem encontrar ajuda através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades básicas de Saúde dos municípios, e através do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para mais informações, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia