Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realiza captação múltipla de órgãos e reduz fila de espera para transplantes

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, nesta terça-feira (27), a sexta captação múltipla de órgãos deste ano. A captação foi feita após doação de familiares de um paciente de 21 anos. Foram doados rins, fígado, válvulas cardíacas e córneas. Com o gesto, quatro a cinco pessoas terão suas vidas transformadas após os transplantes.

As captações acontecem através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em trabalho conjunto com as equipes de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia da unidade.

Para a gerente de enfermagem, Edna Aquino, a doação de órgãos representa um ato de amor, solidariedade e humanização. “E para aqueles que esperam na fila, representa gratidão pelo gesto de generosidade, de amor ao próximo”, afirma. “Mesmo no momento de dor, muitas famílias acabam fazendo a doação por entender que somos muito mais que um corpo mortal e que, através dos nossos gestos de solidariedade, nos tornamos imortais”, avalia.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informa que, atualmente, mais de 1800 pacientes aguardam na fila de espera por órgãos como rins, fígado e córneas. O estado já conta com equipes médicas credenciadas para transplantes de córneas, fígado, rim, medula, pulmão e coração. No ano passado, a Bahia conseguiu registrar 133 doações de órgãos. “O nosso compromisso é o empenho oficial para superar ano a ano essa marca”.

Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia