Projeto ‘Cuidando de quem Cuida’ leva humanização e bem-estar aos profissionais da UPA de Jequié

Colaboradores que fazem parte do quadro profissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié são assistidos, por meio do projeto ‘Cuidando de quem Cuida: Razões para Acreditar’, com ações de saúde, humanização e bem-estar durante a pandemia do novo coronavírus.

As estratégias foram articuladas com o apoio da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras e contam com a participação das equipes assistenciais e de apoio da unidade.

De acordo com diretor geral da UPA, Rodrigo Barreto, o objetivo é contribuir para a diminuição do estresse e ansiedade. “É um ato de compromisso, cuidado e atenção com o colaborador”, pontua. 

A programação inclui ações práticas, como sessões de alongamento, ginástica laboral, técnicas de relaxamento, respiração e orientação nutricional, e também  ações teóricas, com debates informativos sobre saúde física e mental. 

As reuniões acontecem em local apropriado, conforme protocolos e cuidados estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A presidente da Comissão de Humanização da unidade, Daniella Lopes, conta que os colaboradores abraçaram a ideia. “Nesse momento da pandemia, mesmo com todos os cuidados e prevenções, nossa saúde mental se abala, então o ‘Cuidando de quem Cuida’ está sendo um grande incentivo. Estamos nos sentindo abraçados, cuidados, e também empenhados no foco do projeto: eu cuido de você e você cuida de mim. Junto venceremos essa batalha contra o coronavírus”, concluiu. 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia