Serviço AME do Hospital da Mulher e Goethe-Institut firmam parceria através do programa de Residência Artística Vila Sul

O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) do Hospital da Mulher e o Instituto Goethe de Salvador firmaram, nesta semana, parceria em prol de uma causa nobre.

Através do Programa de Residência Artística Vila Sul, a atriz alemã e membro fundador da rede de mulheres UNIDAS, Sibel Kekilli, retratará parte das mais de 500 mulheres que foram acolhidas pelo Serviço AME.

Intitulado de ‘Silhuetas’, o projeto fotográfico desenvolvido por Sibel tem como objetivo dar voz e visibilidade a estas mulheres. “Fico imensamente feliz e encantada por ter sido recebida de portas abertas pelo hospital. É perceptível com quanto carinho, afeto e amor foi construído o Hospital da Mulher”, assegurou a artista, ao ressaltar que, enquanto mulher, sente que o HM é um espaço seguro, no qual realmente pode ser acolhida, o que motivou a escolha pela unidade para desenvolver seu projeto.

Na oportunidade, o diretor executivo do Goethe-Institut, Manfred Stoffl, a cônsul honorária da República Federal da Alemanha, Petra Schaeber, o fotógrafo Andreas Dauerer e a coordenadora da programação cultural e residência artística Vila Sul, Maria Fiedler, também puderam conhecer de perto as instalações e serviços prestados pelo hospital. “É uma honra para nós fazermos parte deste projeto, com um hospital tão importante do Brasil, como é o Hospital da Mulher”, garantiu Stoffl.

Serviço AME

O Serviço AME é composto por equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. Atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

Goethe-Institut

Fundado em 1951, o Goethe-Institut se dedica a fomentar o diálogo entre culturas, sendo a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades, em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut de Salvador foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura.

Iniciado em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul tem a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já participaram do programa.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia