UPA de Jequié realiza programação alusiva ao mês da mulher

As pacientes e colaboradoras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié participam, durante o mês de março, de ações especiais em celebração ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8.

Através da Comissão de Humanização, foram desenvolvidas salas de espera e rodas de conversa sobre Empoderamento Feminino e Saúde da Mulher, com participação da psicóloga Bárbara Amaral e da ginecologista e diretora médica da UPA, Jamile Martins.

Na roda de conversa intitulada ‘Mulher: Sexo forte’ são abordadas as lutas e conquistas das mulheres, além de desmistificada a ideia de que mulheres são o “sexo frágil”. Já na roda de conversa sobre Saúde da Mulher, são apresentados temas como câncer do colo do útero e endometriose.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA/2020). Já a endometriose é uma doença inflamatória decorrente da presença de células do endométrio fora do útero. Estas células podem ser encontradas em locais atípicos como as trompas, ovários e peritônio, o que costuma causar transtornos à vida da mulher, uma vez que causam dores intensas e até mesmo a infertilidade. “Essa é uma ótima oportunidade para falarmos de saúde com quem também cuida da saúde da população, as nossas colaboradoras”, destacou Jamile Martins.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edf. Professor Jorge Novis – Sobreloja, Sala 501, n° 337, Rio Vermelho – Salvador, Bahia